Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 2010/2020


A segunda década dos anos 2000, que vai de 2010 até o momento, trouxe Gal Costa ainda presente nas trilhas de novelas, mas geralmente com gravações antigas. Algumas são pérolas esquecidas do seu repertório, caso da belíssima "Eternamente", gravada em 1983, no disco "Baby Gal", e reapresentada na trilha da novela "Escrito nas Estrelas", e "Mãe", que esteve na macrosérie "Verdades Secretas". A única gravada especialmente para uma novela, foi "Ilusão à Toa", a pedido de Gilberto Braga, para a trilha de "Babilônia", em 2015.
Em mais de 50 anos de trilhas de novela, Gal segue como campeã entre as cantoras brasileiras, com o maior números de músicas em trilhas. São mais de 80 músicas embalando personagens e aberturas marcantes, ao longo do tempo.
Uma voz que deverá continuar marcando presença por muitos anos ainda.


ESCRITO NAS ESTRELAS - 2010 - 18H - REDE GLOBO


A novela "Escrito nas Estrelas", escrita por Elizabeh Jhin, Lilian Garcia e Denise Bandeira, trazia entre seus temas, o espiritismo e a reprodução humana. Uma das música da trilha sonora, foi "Eternamente", tema do casal Ricardo (Humberto Martins) e Jane (Gisele Froes), na voz de Gal, música gravada em álbum "Baby Gal", em 1983.

VIDAS EM JOGO - 2012 - 22H - TV RECORD


Um grupo de dez amigos jogam na loteria há mais de 2 anos, num bolão conhecido como "bolão da amizade", e ganham o prêmio de 200 milhões, no sorteio da virada. Com o dinheiro, a vida de todos mudam, revelando o lado sombrio de cada personalidade, entre eles, a de Francisco (Guilherme Berenguer), cujo tema principla é "Pétala", canção de Djavan e gravada por Gal Costa, no songbook do compositor, lançado em 1997.

GABRIELA - 2012 - 23H - REDE GLOBO


O remake da novela "Gabriela", trouxe novamente a voz de Gal Costa para sua abertura. A canção de Dorival Caymmi, foi o primeiro sucesso da cantora em trilhas e composta especialmente para a novela por Dorival Caymmi. 
Jorge Amado, autor do livro que se baseou a novela, certa vez falou: "Gabriela poderá ter muitos rostos, mas a voz será sempre a de Gal". Não há como duvidar.

LADO A LADO - 2012/2013 - 18H - REDE GLOBO


Uma das novelas mais bonitas do horário das 18h, "Lado a Lado", vencedora do prêmio Emmy Internacional de melhor novela, retratou o Rio de Janeiro, no início dos anos 20, o surgimento do futebol, o início das favelas, o nascimento da República e o começo do samba. Um dos temas foi o medley de sambas que trazia os clássicos "O Orvalho Vem Caindo/Fita Amarela/Até Amanhã/Palpite Infeliz", gravado pela cantora no álbum "Todas as Coisas e Eu", em 2004, tocada nas cenas de locação da novela.

JÓIA RARA - 2013/2014 - 18H - REDE GLOBO


Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, a novela "Jóia Rara", se passava nos anos 30 e contava a história do amor proibido entre a jovem operária Amélia (Bianca Bin) e Fran Hauser (Bruno Gagliasso), filho do poderoso Ernest Hauser (José de Abreu), dono da fábrica onde Amélia trabalha, e que não aprova o romance. Outra personagem de destaque na trama era Lola (Letícia Spiller), dancarina e cantora, cujo tema era "Folhetim", um dos maiores sucessos de Gal Costa, composta por Chico Buarque, e gravada em 1978, pela cantora, no disco "Água Viva".

O REBU - 2014 - 23H - REDE GLOBO


Remake de um sucesso dos anos 70, " O Rebu", de Braúlio Pedroso, se destacou por ter sua trama toda passada em um único dia, onde numa festa, acontece um assassinato. Além da pergunta inicial de quem matou?, existe de quem é o corpo boiando na piscina. Suspense, romance e mistério, são a tônica da minissérie, de apenas 36 capítulos e que rendeu uma trilha, onde um dos destaques foi a canção "Mãe", na voz de Gal Costa e gravada pela cantora em 1978. A trilha, infelizmente não foi lançada comercialmente, tendo aparecido apenas nas plataformas digitais e no site da novela.


IMPÉRIO - 2014/2015 - 21H30 - REDE GLOBO


Outra antiga canção de Gal, figurou na trilha da novela "Império", sucesso do horário das 21h, escrita por Aguinaldo Silva. "Dom de Iludir", composição da autoria de Caetano Veloso, foi regravada por Gal, em 1982, no álbum "Minha Voz", e já tinha estado na trilha da novela "Louco Amor" em 1983.

BOOGIE OOGIE - 2014/2015 - 18H - REDE GLOBO


A trama da novela trazia de volta os anos 70, com a disco music, presos políticos e as canções da época. "Barato Total", de Gilberto Gil, na voz de Gal Costa, gravada em 1975, no disco "Cantar", serviu de tema de locação da novela.

ALTO ASTRAL - 2014/2015 - 19H - REDE GLOBO


Um dos maiores sucessos de Gal Costa, a balada "Um Dia de Domingo", cantada em dueto com Tim Maia, gravada em 1985, no álbum "Bem Bom", voltou na novela "Alto Astral", com uma leve remixagem, como tema dos personagem Maria Inês e Marcelo, vividos por Cristiane Torloni e Edson Celulari. Saiu no volume 2, com a trilha nacional.

MALHAÇÃO - SEU LUGAR NO MUNDO - 2015 - 17H - REDE GLOBO


Pela primeira vez, uma canção de Gal, entrou na trilha da novela teen "Malhação" da Rede Globo. A balada "Quando Você Olha Pra Ela", do disco "Estratosférica", de 2015, embalou as cenas da novela, com diversos personagens.

SETE VIDAS - 2015 - 18H - REDE GLOBO


"Errática", já havia estado na trilha da novela "Pátria Minha", de Gilberto Braga, em 1994, quando apareceu novamente na trilha de "Sete Vidas", novela do horário das 18h, como tema do personagem Luis (Thiago Rodrigues). A novela contava a história de Miguel (Domingos Montagner), um doador de sêmem, anônimo, que descobre que tem 7 filhos biológicos e que esses personagens vão se cruzar ao longo da trama.

BABILÔNIA - 2015 - 21H30 - REDE GLOBO


"Babilônia", novela de Gilberto Braga, marca mais um encontro entre Gal Costa e o autor de novela. Além de gravar especialmente para a trilha a canção "Ilusão à Toa", de Johnny Alf, para o personagem Carlos Alberto, vivivo por Marcos Pasquim, que viveria um homessexual na trama, mas que com a baixa audiência da novela, teve sua sinopse alterada, levando o personagem para outro caminho. Mesmo assim, Gal marcou presença na novela, como convidada de inauguração da casa de show das personagens Estela Marcondes (Natália Thimberg) e Teresa Petrucelli (Fernanda Montenegro) e cantou a cançao. Foi a única gravação inédita de Gal, nesta década, feita especialmente para a trilha sonora.

VERDADES SECRETAS - 2015 - 23H - REDE GLOBO


Outra macrosérie, levada ao ar no horário das 23h, "Verdades Secretas", foi o maior sucesso entre as tramas apresentadas nesse formato pela Globo. A trilha sonora, alia canções pop e da MPB, onde se destaca a versão em estúdio de "Sua Estupidez", gravada por Gal, em 1972. O disco com a trilha da novela, não teve lançamento comercial.
VELHO CHICO - 2016 - 21H30 - REDE GLOBO


Benedito Ruy Barbosa volta ao horário nobre, com uma trama cuja primeira fase se passa no final da década de 60a novela não foiumgrande sucesso e que ficou marcada pela trágica morte do ator Domingos Montagner, intérprete do personagem Santo. Sua trilha sonora, no entanto, foi uma das mais bonitas da década, com canções inéditas e clássicos da música brasileira e nordestina, entre elas, "Como Dois e Dois", com Gal Costa, em gravação de 1972, tema dos personagens de Afrânio (Antônio Fagundes) e Iolanda (Cristiane Torloni).

OS DIAS ERAM ASSIM - 2017 - 23H - REDE GLOBO


Ambientada nos anos 70, durante a ditadura militar, a macrosérie "Os Dias Eram Assim", teve sua trilha sonora lançada em CD duplo, com canções dos anos 70, entre elas, "Divino Maravilhoso", canção gravada por Gal em seu primeiro álbum solo, em 1969.

SEGUNDO SOL - 2018 - 21H30 - REDE GLOBO


A trama de "Segundo Sol", de João Emanuel Carneiro se passa na Bahia e conta a história de um cantor de axé, Beto Falcão (Emílio Dantas), que está fora da mídia, mas que ao ser dado como morto, vira novamente celebridade. A trilha sonora é composta de canções do axé, cantores baianos e Gal Costa marca presença com a bossa "Aquele Frevo Axé", gravada em 1998 e tema dos personagens Cacau (Fabíula Nascimento) e Roberval (Fabrício Boliveira).

Saiu no volume 3 da trilha.

ONDE NASCEM OS FORTES - 2018 - 23H - REDE GLOBO


Outra canção emblemática do repertório de Gal, "Vapor Barato", fez parte da trilha da macrosérie "Onde Nascem os Fortes". Gravada no antológico "Fa-Tal - A Todo Vapor", a canção chegou pela primeira a uma trilha, pontuando as cenas do casal protagonista Maria (Alice Wegmann) e Hermano (Gabriel Leone).
Ao longo da exibição da série, outras canções de Gal foram tocadas em várias cenas. "Jabitacá", gravação de 2015, do disco "Estratosférica", "Sua Estupidez" e "Como Dosi e Dois", nas versões ao vivo, do disco "Fa-tal" e "Negro Amor", do disco "caras e Bocas", de 1977.

Apenas "Vapor Barato", saiu na trilha, lançada comercialmente.

AMOR SEM IGUAL - 2019/2020 - 20H30 - TV RECORD


"Sexo e Luz", canção gravada por Gal, ao lado de Lokua kanza, no álbum "Hoje", em 2005, entrou na trilha da novela "Amo Sem Igual", da TV Record, atualmente, ainda em exibição.

AMOR DE MÃE - 2019/2020 - 21H30 - REDE GLOBO


Depois de muito tempo, Gal voltou a ter canções atuais em trilhas de novelas e voltou com força total. Nada menos do que 3 músicas, entraram nos dois volumes das trilhas lançadas. "O Que é Que Há", gravada em estúdio, embalada os devaneios da personagem Telma, vivida por Adriana Esteves, "Palavras no Corpo", é o tema do personagem de Vlademir Britcha e "Minha Mãe", em dueto com Maria Bethânia, pontuam as cenas de Lourdes (Regina Casé), em sua busca pelo filho desaparecido.


AL[EM DA ILUSÃO - 2022 - 18H - REDE GLOBO


A novela "Além da Ilusão" apresentada no horário das 18h,  se passa nos anos 30 e conta história do mágico Davi (Rafael Vitti) e de Eliza (Larissa Manoela), que se apaixonam ao primeiro olhar, mas que não tem a aprovação do pai dela Matias, vivido por Antônio Calloni, que ao tentar separar os dois, mata acidentalmente a filha e coloca a culpa em Davi, que passa 10 anos preso. Ao fugir da cadeia, volta a cidade para tentar provar sua inocência e conhece Isadora (Larissa Manoela), irmão de Elisa, por quem se apaixona, devido a incrível semelhança entre as duas.
A trilha da novela, lançada apenas no streaming, trouxe a gravação da seresta "A Última Estrofe", na voz de Gal Costa, gravada no disco "De Tantos Amores" em 2000, como tema da sofrida Heloisa (Paloma Duarte), tia de Isadora e abusada na adolescência por Matias (Antônio Calloni).


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 80

Revista: A Estrela Nua