Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 80

Gal Costa se firma na década de 80, como uma das vozes mais ouvidas nas trilhas de novelas. São diversos folhetins, tramas e personagens embalados pela sua voz. Seja com sucessos como "Meu Bem, Meu Mal", "Dom de Iludir", "Baby", "Chuva de Prata" e "Nada Mais", de seus discos de carreiras, ou com gravações originais feitas especialmente para as novelas, caso de "Desafinado" para a novela "Bambolê", ou da icônica gravação de "Brasil", para a novela "Vale Tudo". Um sucesso.

ÁGUA VIVA - 1980 - REDE GLOBO - 20H

A década de 80, inicia com a solar trama da novela "Água Viva", de Gilberto Braga, que tem na sua trilha "Noites Cariocas", tema do personagem de Tônia Carrero, a rica Stella Simpson. O choro composto em 1957, por Jacob do Bandolin, ganhou letra de Hermínio Bello de Carvalho, especialmente para Gal cantar no show "Gal Tropical". 

O AMOR É NOSSO! - 1981 - REDE GLOBO - 19H

O songbook feito por Gal, em homenagem a Ary Barroso, iluminou algumas canções obscuras do compositor, entre elas, o samba canção "Jogada Pelo Mundo", que serviu de tema para a personagem de Pepita Rodrigues, na novela "O Amor é Nosso!", exibida em 1981, no horário das 19h.

CIRANDA DE PEDRA - 1981 - REDE GLOBO - 18H

O bolero "Dez Anos", gravado no disco "Gal Tropical", que já havia sido tema da novela "Dinheiro Vivo", na TV Tupi, voltou a ser tema de outra novela, dessa vez, na Rede Globo. A música foi o tema principal da novela "Ciranda de Pedra", e ilustrava as cenas de Laura, vivida por Eva Wilma, que sofria com esquizofrenia e era separada das filhas por seu marido, Natércio Prado (Adriano Reis).

BRILHANTE - 1981/1982 - REDE GLOBO - 20H

A novela "Brilhante", de Gilberto Braga, trazia mais uma vez, um tema cantado por Gal Costa. Dessa vez, a canção "Meu Bem, Meu Mal", de Caetano Veloso, gravada no disco "Fantasia", serviu de tema para Maria Isabel (Renné de Vielmond). A inclusão da música na novela, acelerou ainda mais seu potencial radiofônico e tornou-se um enorme sucesso de sua carreira.

TERRAS DO SEM FIM - 1981/1982 - REDE GLOBO - 18H

Outro tema saido do disco "Fantasia", o samba "Roda Baiana", de Ivan Lins e Vitor Martins, compositores gravado pela primeira vez por Gal, serviu para a novela "Terras do Sem Fim", baseada em três romances de Jorge Amado (Cacau, São Jorge dos Ilheus e Terras do Sem Fim).

NINHO DE SERPENTES - 1982 - TV BANDEIRANTES - 21H


A gravação original de "Baby", com participação de Caetano Veloso, feita em 1968, voltou ao ar na trilha da novela "Ninho de Serpentes", da Rede Bandeirantes, que trata de luta de poder entre uma tradicional família paulistana, comandada pela vilã Guilhermina, personagem de Cleide Yáconis.

O CAMPEÃO - 1982/1983 - TV BANDEIRANTES - 18H


O frevo "Bloco do Prazer", gravado por Gal Costa no disco "Minha Voz", já era sucesso quando entrou na novela "O Campeão". Como foi uma novela de pouca repercurssão, quase ninguem lembra que essa música, foi tema de novela.

FINAL FELIZ - 1982/1983 - REDE GLOBO - 19H


O bolero "Verbos do Amor", um dos mais bonito gravado por Gal, composto por João Donato e Abel Silva e registrado no álbum "Minha Voz", serviu de tema para a novela "Final Feliz".

LOUCO AMOR - 1983 - REDE GLOBO - 20H


Em mais uma parceria com Gilberto Braga, Gal emplaca "Dom de Iludir", como tema principal da vilã Patrícia (Bruna Lombardi). A música que Gal havia regravado em seu álbum "Minha Voz", ganhou luminosidade e força em sua voz e tornou-se um clássico do seu repertório.

SABOR DE MEL - 1983 - TV BANDEIRANTES - 20H


Novela de pouca repercursão, "Sabor de Mel", teve sua trilha produzida por Marco Mazzola, e feita basicamente de sucessos da MPB. De Gal, ele selecionaou a bela "Luz do Sol", de Caetano Veloso, outra regravação marcante da cantora, feita para o disco "Minha Voz".

TRANSAS E CARETAS - 1984 - REDE GLOBO - 19H


A polêmica regravação de "Baby", feita com arranjo pop e com participação do grupo Roupa Nova, para o disco "Baby Gal", fez parte da trilha da novela "Transas e Caretas", de Lauro César Muniz, que tratava de temas como tecnologia, futuro e política.

VEREDA TROPICAL - 1984/1985 - REDE GLOBO - 19H


A canção "Um Dueto", gravada por Gal com Francis Hime, para o disco "Essas Parcerias", foi selecionada para a trilha de "Vereda Tropical", por Guto Graça Mello. Apesar da beleza da canção, passou batida na trilha e quase não foi tocada na novela.

CORPO A CORPO - 1984/1985 - REDE GLOBO - 20H

Gilberto Braga, autor de "Corpo a Corpo", selecionou pessoalmente "Nada Mais", versão de "Lately", de Stevie Wonder, gravada por Gal, no disco "Profana". A música, que foi um enorme sucesso da cantora, era o tema principal de Teresa (Glória Menezes), personagem que é o centro da trama, com seu desejo de vingança, contra Osmar (Antonio Fagundes).

UM SONHO A MAIS - 1985 - REDE GLOBO - 19H


Outro sucesso do disco "Profana",o bolero "Chuva de Prata", já era sucesso quando entrou na novela "Um Sonho a Mais",como tema da ambiciosa Valéria, personagem de Maitê Proença. A música com participação do Roupa Nova, quase estremece a relação da cantora com o grupo, que revelou em recente livro lançado, que a música foi encontrada numa fita por eles numa gaveta da gravadora e que eles pediram para o letrista Ronaldo Bastos, fazer a letra. Ele gravaram a música pro disco dele, e só então o Miguel Plospchi, que era produtor de ambos, mostrou a música para Gal, que adorou e gravou pro seu disco, abortando assim, a gravação do grupo.

BAMBOLÊ - 1987/1988 - REDE GLOBO - 18H


A trama da novela "Bambolê", se passa na Ipanema de 1958 e retrata o nascimento da bossa nova, através da história do viúvo Álvaro Galhardo (Claudio Marzo) e a relação com suas filhas. Para a trilha, Gal Costa gravou uma nova versão do clássico "Desafinado", especialmente para a novela, e que serviu como tema para o personagem de Cláudio Marzo. É a gravação mais rara de Gal, em trilha de novela, já que nunca foi lançada em CD, e nem fez parte da discografia oficial da cantora.

FERA RADICAL - 1988 - REDE GLOBO - 18H


A sensual canção "Me Faz Bem", de Milton Nascimento e Fernando Brant, gravada por Gal Costa no disco "Lua de Mel - Como o Diabo Gosta", fez parte da trilha "Fera Radical", como tema de Marília,  vivida por Carla Camurati, sendo bastante executada nas cenas romanticas da personagem.

VALE TUDO - 1988/1989 - REDE GLOBO - 20H


O samba/rock "Brasil", de Cazuza, George Israel e Nilo Romero, gravado por Gal Cosa, a pedido de Gilberto Braga, que a viu cantando num show, é um dos temas mais marcantes e inesquecíveis das novelas em todos os tempos. O arranjo feito por Liminha, tem a força e a indignação que a letra fala e tem tudo a ver com a trama de "Vale Tudo", que falava em ética, honestidade e corrupção, e que passado 30 anos de sua gravação, continua forte e atual.

BEBÊ A BORDO - 1988/1989 - REDE GLOBO - 19H

Fechando a década com temas de novelas, a balada "Viver e Reviver", versão para "Here, There And Everywhere", dos Beatles, gravada para o disco "Lua de Mel - Como o Diabo Gosta", de Gal Costa, serviu como tema da novela "Bebê a Bordo", para o personagem de Armando Bogus.





Comentários

  1. Achei que tivesse esquecido de ''Verbos do Amor'',redigi comentário na década errada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 2010/2020

Revista: A Estrela Nua