Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 90
Gal Costa, segue na década de 90, com prestígio entre os autores de novelas, emplacando temas inéditos ou músicas saídas de seus discos de carreira, iluminando personagens e aberturas de novelas com sua voz suave e bela. Alguns temas de aberturas como "Canta Brasil", de "Deus Nos Acuda", ou inéditas como "Solidão", de "O Dono do Mudo", "Jovens Tardes de Domingo", de "Zazá" e "Prá Você", de "Torre de Babel", estão entre os temas gravados especialmente para novelas e raridades do seu repertório. Além da Globo, sua voz foi ouvida em temas de novelas da Band e do SBT.
TIETA - 1989/1990 - REDE GLOBO - 20H
Depois de um período sem lançar discos, Gal Costa, volta na trilha da novela "Tieta 2", novela adaptada do romance de Jorge Amado, por Aguinaldo Silva. A música "Alguém Me Disse", foi prévia do disco "Plural", que só seria lançado meses depois. O bolero, um antigo sucesso do cantor Anísio Silva, suavizado na voz da cantora, foi o tema de Eliza, personagem de Tássia Camargo, que sonhava com atores de novela, e, em conhecer o Rio de Janeiro.
RAINHA DA SUCATA - 1990 - REDE GLOBO - 20H
Outro sucesso saido do disco "Plural", a música "Nua Idéia", de Caetano Veloso e João Donato, embalou o romande de Adriana (Cláudia Raia) e Caio (Antônio Fagundes). O casal, atrapalhado e fogoso, foi um dos destaques da trama, escrita por Silvio de Abreu, e um grande sucesso de audiência do horário das 20h.
BARRIGA DE ALUGUEL - 1990/1991 - REDE GLOBO - 18H
Primeiro grande sucesso da escritora Glória Perez, a novela "Barriga de Aluguel", tratou do polêmico tema de mãe de aluguel. A novela, uma das mais longas do horário, com 234 capítulos, teve como um dos temas, a música "Eu Acredito", da possessiva personagem Luiza, vivida por Nicole Puzzi, que mantinha um romance secreto com o Dr. Alvário Barone, personagem de Adriano Reys, marido da ciumenta Aída Barone, vivida por Renée de Vielmond, formando um trianguo amoroso, cheio de brigas, mentiras e paixão.
O DONO DO MUNDO - 1991 - REDE GLOBO - 20H
A novela "O Dono do Mundo", foi um dos fracassos do autor Gilberto Braga, e que teve grandes problemas em manter a audiência, devido ao tema de sedução abordado na trama. Uma aposta feita entre dois amigos (Antonio Fagundes e Daniel Dantas), envolvendo a virgindade de Márcia (Malu Mader), que se casa virgem, mas se apaixona pelo inescrupuloso Felipe Barreto (Antonio Fagundes), e se entrega pra ele, antes de consumar o casamento com Walter (Tadeu Aguiar). Ao se ver abandonada, sem o marido (que morre num acidente de carro), e ao saber que tudo não passou de uma aposta, e mesmo apaixonada, jura vingança a Felipe.
A primorosa trilha, selecionada pelo autor, trouxe a inédita gravação de "Solidão", feita por Gal, especialmente para ilustrar os momentos de tristeza e solidão de Márcia, empenhada em se vingar de felipe, mas ainda sofrendo de amor por ele. Uma das mais bonitas gravações de Gal, em trilha do autor, parceiro em várias novelas.
ANOS REBELDES - 1992 - MINISSÉRIE - REDE GLOBO - 22H30
Minissérie escrita por Gilberto Braga, retrata o regime militar entre os anos de 1964 a 1971, e a história dos jovens Maria Lúcia (Malu Mader), jovem individualista, que se apaixona por João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), rapaz preocupado com as questões sociais do pais, e o oposto de Maria Lúcia.
A trilha sonora, selecionada por Gilberto Braga, mistura a MPB dos festivais e clássicos da música americana e italiana. Gal Costa, abre o disco com sua emblemática "Baby", com vocais de Caetano Veloso, do seu primeiro álbum, lançado em 1969.
DEUS NOS ACUDA - 1992/1993 - REDE GLOBO - 19H
A abertura de "Deus Nos Acuda", novela de Silvio de Abreu, mostrava uma festa, onde empresários, politicos e mulheres da sociedade se resfastelavam e brindavam, ignorando a corrupção e o mar de lama que se formavam ao seu redor, embalada por "Canta Brasil", gravada por Gal no disco "Fantasia", de 1981. A música foi uma grande sacada da direção musical, que encontrou nos versos da música, um contraponto para a farra generalizada mostrada na abertura e trouxe novamente a música para a ordem do dia.
MULHERES DE AREIA - 1993 - REDE GLOBO - 18H
O remake de "Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, com a história das gêmeas Ruth e Raquel(vividas por Glória Pires), e exibida originalmente na TV Tupi, em 1973, foi um dos grande sucesso do horário das 18h, da década de 90. Sua trilha sonora, trouxe a canção "Caminhos Cruzados", de Tom Jobim e Newton Mendonça, como tema de Clarita (Suzana Vieira), que sofria com a arrogancia e as maldades de Virgílio (raul Cortez), seu marido e prefeito da fictícia Ponta de Areia, onde se passa a trama.
AS PUPILAS DO SENHOR REITOR - 1994/1995 - SBT - 19H
Remake de novela do mesmo nome "As Pupilas do Senhor Reitor", exibida em 1970 pela TV Record, ganhou nova versão, exibida pelo SBT, com astros globais contratados a peso de ouro, como Déblora Bloch e Juca de Oliveira, na tentativa de fazer frente as produções da Globo. Sua trilha sonora, em caso raro, foi lançada juntamente com a trilha da novela anterior "Éramos Seis", após seu término. A trilha, bem selecionada, tem a canção "Todo Beijo", participação de Gal Costa, no disco do cantor Marcelo, com já havia gravado nos anos 70. Canção pouco conhecida, figura entre as participações da cantora, que merecem destaque.
PÁTRIA MINHA - 1994/1995 - REDE GLOBO - 20H
A novela "Pátria Minha", de Gilberto Braga, enfrentou problemas de audiência e problema com sua atriz principal, Vera Fischer, que vivia a ardilosa Lidia Laport, que teve que ser desligada da trama, causando sérios problemas ao desenvolmento da trama, que não deixou saudades em ninguém. Mas, a exemplo de suas outras novelas, a trilha sonora teve o cuidado do seu autor, e sobreviveu sozinha sem a trama. Gal Costa, comparece com a belíssima "Errática", composição de Caetano Veloso, do disco "O Sorriso do gato de Alice", e tema da personagem Natália, de Renata Sorrah. Não fez nenhum sucesso, mas é um "lado b", maravilhoso da carreira de Gal.
A PRÓXIMA VÍTIMA - 1995 - REDE GLOBO - 1995
A música "Alguém Que Olhe Por Mim", dueto de Gal Costa com Cauby Peixoto, fez parte do disco do cantor, "Cauby Canta Sinatra", e foi tema do personagem Sidney, vivido pelo ator Norton Nascimento, personagem de pouca repercursão na trama, o que levou a música a ser pouco executada, mas que é um aótima descoberta para os fãs da cantora, que não conhecem toda as participações da cantora. Merece ser ouvida.
A IDADE DA LOBA - 1995/1996 - BAND - 19H
Na briga com a Globo, a Band, também voltou a produzir novelas. "A Idade da Loba", contou com a participação de Beth Faria, que viveu Valquiria, a personagem principal da trama, e teve direção de Jayme Monjardim A trilha sonora, trouxe Gal Costa, cantando "Lindeza", de Caetano Veloso e gravada no disco "Mina D'Água do Meu Canto".
HISTÓRIA DE AMOR - 1995/1996 - REDE GLOBO - 18H
Novela escrita por Manoel Carlos, "História de Amor", se passa no Rio de Janeiro e aborda a luta de Helena (Regina Duarte), para criar a filha Joice (Carla Marins) e a recente paixão por Carlos (José Mayer), casado com a ciumenta Paula (Carolina Ferraz). O romance dos dois, é embalado por "Futuros Amantes", de Chico Buarque, bossa gravada por Gal Costa, no disco "Mina d'Água do Meu Canto". Foi o tema mais marcante da trilha, daquelas músicas que ao ouví-la, você imediatamente é remetido a novela, e aos personagens.
A VIDA COMO ELA É... - 1996 - SÉRIE DO FANTÁSTICO - 21H
Série baseada na obra de Nelson Rodrigues, exibida no programa "Fantástico", aos domingos, ganhou trilha sonora com clássico dos anos 50 e a bela gravação de "Ilusão à Toa", feita por Gal Costa e Johnny Alf, gravada para o disco "Olhos Negros", do compositor, que fez introdução inédita para a canção, para a gravação com Gal.
ANTÔNIO ALVES, TAXISTA - 1996 - SBT - 20H
Mais uma novela do SBT, na tentativa de firmar seu núcléo de novelas, "Antônio Alves, Taxista", contava a história do taxista e aspirante a cantor, interpretado por Fábio Jr, que tentava se firmar na cidade grande e ainda sustentar a família, que vem ao seu encontro, acreditando em novos dias. A trilha sonora, assim como a novela, passou despercebida do grande público, mas trouxe entre seus temas, a canção "Lindeza", na voz de Gal Costa, que também fez parte da trilha da novela "A Idade da Loba", da Band.
ANJO DE MIM - 1996/1997 - REDE GLOBO - 18H
"O Amor", de Caetano Veloso e Ney Costa Santos, sobre poema de Vlademir Maiakovisk, foi composta especialmente para a peça " O Percevejo", encena nos palcos em 1981, e gravada por Gal Costa, no disco "Fantasia", tornando-se uma das mais bonitas e fortes do seu repertório. Na trama, foi tema de Joana, personagem de Helena Ranaldi, viúva e apaixonada por Floriano (Tony Ramos), que disputa com Lavínia (Viviane Pasmanter) e Maria Elvira (Paloma Duarte), seu amor.
ZAZÁ - 1997/1998 - REDE GLOBO - 19H
O tema de Zazá (Fernanda Montenegro), principal personagem da novela, foi "Jovens Tardes de Domingo", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, gravada por Gal Costa e produzida por Eumir Deodato, para um novo disco da cantora que não chegou a acontecer, por problemas envolvendo a gravadora e o produtor, o que acabou prejudicando a múisca na novela, que por ordem judicial, passou a ser executada somente em sua versão instrumental, e sendo lançada apenas na trilha da novela, acabou virando raridade na voz da cantora.
FASCINAÇÃO - 1998 - SBT - 21H20
Produção do SBT, a novela "Fascinação", escrita por Walcyr Carrasco (antes de despontar para sucesso com as novelas da Rede Globo), contava a história da sofrida Clara (Regiani Alves), apaixonada por Carlos Eduardo (Marcos Damigo), mas obrigada a ir morar num prostibulo, por causa das armações de Melânia (Glauce Gaieb), mãe de Carlos Eduardo, que os separa, fazendo-o acreditar não ser o pai do seu filho. Não foi um grande sucesso, mas o passaporte para a Globo, que logo o contrataria para seu cast de escritores.
A trilha sonora é feita basicamente com nomes da MPB, entre eles, Gal Costa, que canta o samba canção "Inquietação", de Ary Barroso, gravada no disco "Aquarela do Brasil", em 1980.
TORRE DE BABEL - 1998/1999 - REDE GLOBO - 20H
Gravada especialmente para ser o tema do romance dos personagem de Lúcia (Natália do Valle) e Lucas (Tarcísio Meira), a música "Pra Você", com Gal Costa, foi remanejeda para a abertura da novela, com as mudanças que o autor fez na trama, por causa da rejeição de alguns personagens, incluindo o romance vivido por Lúcia e Lucas, que não emplacou por que ele, era casado com Marta (Glória Menezes), e o público não aprovou essa traição.
Gal e toda multiplicidade de seu canto.
ResponderExcluir