Show "Cantar": Saudade Fora de Hora


Custou, mas aconteceu. O novo espetáculo de Gal Costa decreta o fim da bossa nova. Não que as músicas do show sejam do começo dos anos 60. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, por exemplo, alguns dos eleitos, surgiram depois. Outros compositores selecionados, como Ari Barroso e Marino Pinto, precederam o movimento. Todos eles, porém foram envolvidos nesse show, em arranjos rigidamente acadêmicos dentro do estilo iniciado por João Gilberto. E esse inconveniente (e recente demais) saudosismo acabou por conferir à apresentação da cantora uma indisfarçável desatualização.

O responsável por essa extemporânea ressurreição parece ser João Donato, pianista e diretor musical do espetáculo. Um dos fundadores da bossa nova, Donato voltou ao Brasil, no ano passado, depois de treze anos de permanência nos Estados Unidos. Durante sua ausência, terminou o período róseo e otimista que gerou o movimento ocupado em cantar singelezas da natureza e do amor. Em 1974, parece sem sentido a insistência nessa temática. Todavia, a letra de Lysias Ênio para "Flor de Maracujá", de Donato diz: "Dia de sol/o meio de flor/Gosto de mar..."

Para compensar tantos desacertos, Gal está cantando como nunca - é notável sua interpretação da poderosa e atual composição "Me Deixe Mudo", de Walter Franco. No fim das contas, de que vale sua técnica, muito bem acompanhada pelo piano de Donato, se todo o show não passa de um equivoco na carreira de Caetano Veloso, que como diretor se recusa a encarar o presente, refugiando-se constrangedoramente no passado?

Para tornar tudo ainda mais decepcionante, o espetáculo conta  ainda com um número extramusical, já eterno nos palcos cariocas. Trata-se da milhões de vezes repetida interpretação da sinfonia "Pifou o microfone, o gravador não funciona, a luz está errada", de autoria dos técnicos nativos.

Revista Veja - Maria Helena Dutra - 18 de setembro de 1974

Comentários

  1. O álbum também foi muito criticado,o tempo lhe deu o valor merecido.Melhor do que o sucesso instantâneo é passar no teste do tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 80

Revista: A Estrela Nua

Gal Costa - Trilhas de Novelas - Anos 2010/2020