Postagens

Entrevista: Requiem para Tom faz chorar

Imagem
Fascinada com a nova casa em Trancoso, na Bahia, pra onde costuma viajar de um fôlego só a caminhonete Pajero com seus sete cães a bordo, Gal Costa pretendia descansar este ano. Mas gostou da proposta de Luiz Carlos Niemeyer, diretor de sua gravadora, a BMG-Ariola, para fazer um disco com repertório de Chico Buarque e Caetano Veloso. "Era uma oportunidade que sempre quis, não podia rejeitar", confessa. Quatro meses de gravações depois "Mina ´D'água do Meu Canto" entrou esta semana nas lojas com suas 17 faixas, oito regravações de cada autor e a inédita "Como Um Samba de Adeus", que chora Tom Jobim num suave requeim bossa nova. "Caetano Veloso fez uma fita com três melodias diferentes e perguntou se eu tinha alguma preferência. O Chico fez a escolha e mandou a letra", rebobina Gal, que chorou ao ouvir o resultado final no estúdio. "Precisei de um tempo pra me recuperar e gravar a música", admite. O disco se transforma em

Disco: Mina d"água do Meu Canto: Gal busca frescor com Chico e Caetano

Imagem
"Mina D'água do Meu Canto" , nome do novo disco de Gal Costa não é apenas verso da única inédita, o belo "Como Um Samba de Adeus" , homenagem a Tom Jobim feita Por Caetano Veloso (música) e Chico Buarque (letra), que assinam todas as canções do álbum. A capa aquosa ajuda a reforçar o conceito do CD de 17 faixas onde a cantora procura uma purificação. "Queria trazer a tona o frescor do canto, zerar a técnica e os vícios, buscar aquela Maria da Graça, admiradora de João Gilberto", prega a ex-Gracinha do início de carreira. Ela se reconhece logo nesse espelho que não é Narciso nas buarquenas " Morena dos Olhos d"água" e "Desalento" . E por conta do compromisso, alterna no roteiro audácias e convenções. Sublinha o lado clássico da obra de Chico ( A Rita, Quem Te Viu Quem Te Vê, as Vitrines ) e as várias faces de Caetano. Do vanguardista de "Pelos Olhos" com clarineta e trompa ao fadista nordestino de "O Ciú

Disco: Bem Bom: Dotes múltiplos de Gal

Imagem
A tecnopopcracia embaralhou de vez as cartas dos grandes ases. Não há mais ídolo de massa imune à contaminação do sucesso premeditado. A expectativa do sucesso condiciona o repertório, a imagem e até o batom. A supercampeã Gal Costa , no entanto, graças a multiplicidade de seus dotes, mostrou ser possível inverter os signos do consumo maciço. Seu LP "Profana" , do ano passado, vendeu toneladas a partir de um rock-balada bem jovem guarda ("Chuva de Prata") e uma versão, ainda que do repertório de Stevie Wonder ("Nada Mais/Lately). Traços redutores para uma artista do seu porte, que Gal conseguiu maximizar. No LP desse ano, o segmento nordestino foi banido em troca de mais espaço para o rock, que em variados matizes, arrepia três e meia das onze faixas. ( "Todo Amor Que Houver Nessa Vida" , de Cazuza e Frejat, é levado meio tempo em bolero, meio em rock). As baladas e boleros, às vezes em composição mista, ocuparam quase todo o restante do di

Disco: Bem Bom: Abram alas pra Cantora

Imagem
Como vocês devem saber, a imprensa recebe discos de gravadoras antes que todo mundo, antes mesmo das lojas. Por isso, tenho lido uma batelada de comentários publicados em jornais sobre o novo disco de Gal Costa . E reparei que quase todas abordavam em detalhes os autores, música por música, as letras (reproduzindo trechos, nesse procedimento tão discutível, por permitir a indução de uma errônea interpretação de uma canção), das orquestrações, as fases ou o posicionamento de cada compositor (ninguém ganhou duas músicas no LP) - enfim, uma esmiuçada análise do que foi escolhido pela Gal e seus produtores, mas como se fosse um disco de um compositor. Muito pouco se falou sobre o principal, a performance da mais admirável cantora do Brasil dos tempos atuais. E não só a performance: o seu sentido de não enquadrar o repertório em função de sucessos anteriores, para colher brilhos enganosos, numa atitude oposta às Simones da vida, para quem cada faixa de um LP é como uma posição de j

Disco: Plural: Gal volta ao topo em seu novo LP

Imagem
Marisas aos montes não chegam ao calcanhoto de Gal Costa. A cantora baiana de 44 anos prova que ainda é a melhor em "Plural", 21º LP solo em 23 anos de carreira, que chega às lojas na segunda-feira. Gal recobra o timbre agridoce dos anos 70, liberta-se da produção de estúdio indigente  dos "rambositores" Michael Sullivan & Paulo Massadas e apresenta um repertório renovado. Segue a lição do violento ecletismo deixada pelo LP de Marisa Monte, mas sem cair na tentação do expressionismo fácil da colega. Gal opta pela discrição reflexiva, pela descoberta da diferença na estrutura profunda das canções. Pela primeira vez, canta músicas da música afro-baiana contemporânea, gravando músicas dos blocos Muzemza e Olodum. Prova, sem a afetação típica dos intérpretes brasileiros de "standarts" norte americanos, o íntimo parentesco da bossa nova de Tom Jobim com a canção americana de Cole Porter e Rodgers & Hart. Dá elegância a uma lambada  - "

Crítica: Plural ao Vivo

Imagem
A vida é curta e depois a gente morre, e raras são as vezes que se tem o privilégio de estar no lugar no lugar certo, na hora certa. Esta noite o lugar é o Palace, e a hora, pouco depois das dez da noite, quando dez/doze integrantes do Olodum entram no palco, comandados por seu regente, Neguinho do Samba, para sua "Saudação" . Já no saguão/bar da entrada, dá pra sentir uma cera carga eletromagnética no ar. A maioria chega com os olhos brilhando, como se soubesse que iria presenciar Um Grande Evento. Saudades acumuladas: há dois anos a cantora não pisava num palco, há seis não se apresentava em São Paulo e há dez, onze, seguia uma rotina sob encomenda para FMs de gosto duvidoso. por mais felizes e sorridentes, nenhum dos privilegiados presentes pode prever o renascimento das cinzas que estamos para assistir. A Gal que entra em cena não é a do "Lua de Mel Como o Diabo Gosta" , nem de "Festa do Interior" , nem de Sullivan e Massadas. É a musa mi

Disco: Gal: No tabuleiro da baiana

Imagem
Demorou para acontecer, mas a espera valeu a pena. Depois de mais de uma década de produções insípidas ou açucaradas, a baiana Gal Costa, 47 anos, acaba de lançar um disco que traz de volta a intérprete apaixonada que entusiasmou tantos fãs na década de 6 0 . No LP "Gal" , recém-chegado às lojas de todo o País, ela exibe o seu brilho e versatilidade. A cantora mostra uma forma arrebatadora, como não se via desde "Água Viva" , de 1978. "Nos anos 80, a Gal passou a ter um repertório cheio de concessões, composto por baladinhas. A sua carreira apresentava tendências conformistas", afirma o poeta Wally Salomão, amigo de Gal Costa. A própria cantora reconhece que vários trabalhos desse período ficaram abaixo do seu talento. "Talvez eu tenha gravado músicas com arranjos pasteurizados demais, com muitos instrumentos acompanhando minha voz, o que eliminou a força da intérprete", diz ela. Gal Costa não admite que chegou a cantar músicas da dupla Sul